Pernambuco (PE)

Novo PAC vai garantir 27 grandes obras no Recife

O Novo PAC também vai garantir melhorias na rede de esgota-mento sanitário e abastecimento de água na cidade, investimentos na rede de saúde e na área de transportes, com a construção de corredores exclusivos de ônibus, entre outras intervenções.

Investimento

O presidente Lula lançou, na sexta–feira (11), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que vai investir R$ 1,7 trilhão nos próximos anos, contemplando a retoma-da de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos.

No Recife, o programa vai beneficiar, neste primeiro momento, 27 obras e serviços.“Quero parabenizar o presidente Lula por retomar o maior Programa de desenvolvimento do país.

O Novo PAC é um marco na reconstrução do Brasil. Uma nação que volta a colocar o pobre no orçamento.

PAC no Recife

O Programa também vai possibilitar um reforço nas ações que já estamos fazendo no Recife, apoiando os investimentos na educação, as obras de contenção de barreiras e de urbanização das áreas mais vulneráveis de nossa cidade”, destacou o prefeito João Campos, durante o lançamento do programa no Rio de Janeiro.

Dentro das ações do programa federal na capital pernambucana, destacam-se im-portantes intervenções para a população. Entre elas, a construção de 952 unidades habitacionais; obras de urbanização em áreas de vulnerabilidade socioambiental, como a do Pilar; a requalificação do Mer-cado de São José; e restauração do patri-mônio histórico, a exemplo da obra de co-bertura da Igreja de São José de Ribamar e restauração das Igrejas de Santo Antônio e do Carmo.

Mas além disso, o programa também vai viabilizar obras em creches e escolas e de contenção de encostas, reforçando os grandes investimentos que a Prefeitura do Recife já vem realizando nessas áreas.

O Novo PAC também vai garantir melhorias na rede de esgotamento sanitário e abas-tecimento de água na cidade, investimentos na rede de saúde e na área de transportes, com a construção de corredores exclusi-vos de ônibus, entre outras intervenções.

Lançamento de editais

A partir de setembro, no âmbito do Programa, o Governo Federal ainda vai lançar editais que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios nas áreas de Cidades (urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais); Saúde (UBSs, policlínicas e materni-dades); Educação (creches, escolas e ônibus escolares); Cultura (CEUs da cultura e pro-jetos de patrimônio histórico); e Esportes.

Compaz

A partir desta nova etapa, outras obras poderão ser realizadas no Recife dentro do Novo PAC. COMPAZ – Durante o lançamento do Novo PAC, no Rio de Janeiro, o Governo Federal também anunciou a nacionalização dos Centros Comunitários da Paz (Compaz).

Ao todo, o Programa vai contemplar a constru-ção de 40 Centros Comunitários pelo país. “O Compaz é um exemplo de política pública que mostra que é possível transformar vidas e revolucionar a realidade social, através de escolhas boas e comprometidas com mudança de paradigma.

E o Compaz é uma política pública de sucesso, com resultado comprova-dos, sendo reconhecido e premiado pela ONU como espaço que apresenta a maior capaci-dade de redução das desigualdades sociais”Hoje, o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência.

Novas unidades

São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordei-ro), o Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque).

Há também duas outras unidades em construção, no Ibura e no Pina, e mais duas a serem iniciadas. Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais, como natação, judô, basquete, futsal, trei-no funcional, aulas de ballet, bordado, in-formática, idiomas, entre outros.

Também são oferecidos serviços como CRAS, mediação de con-flitos, Junta Militar, atendimento psico-lógico, agência de emprego e espaço de empreendedorismo.

Além de uma biblioteca pública em cada Compaz.

Em 2022, a rede Compaz ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (ONU) que melhor contempla os Objetivos de De-senvolvimento Sus-tentável (ODS) e ex-celência no serviço público.

Os equipa-mentos municipais foram avaliados por critérios da ONU como iniciativa de relevância e qualidade, servindo de referência internacional no atendimento à população.

Esse reconhecimento ocorreu pela redução das taxas de criminalidade nas áreas próximas aos centros, que correspon-dem a 30,3% da população do Recife. Em 2019, o equipamento também recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis e o Oxfam Bra-sil, sendo reconhecido como o melhor proje-to de redução de desigualdade social do país.

Fonte: Prefeitura do Recife