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Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020
 
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11/03/2020
Fonte: Diário de Pernambuco
Rodada de Negócios da Moda deve movimentar R$ 17,5 milhões
Negócios
A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), que acontece entre os dias 11 e 13 deste mês, no Polo Caruaru, chega ao 15º ano com expectativas positivas. Com 185 expositores confirmados, a perspectiva é crescer 10% em relação à rodada do primeiro semestre do ano passado, gerando cerca de R$ 17,5 milhões em negócios. Duas novidades marcam esta 29ª edição. Uma delas é que esta é a primeira edição com a adesão dos expositores ao e-commerce através da plataforma B2B, que promete aquecer as vendas durante todo o ano. A segunda é uma ala com 31 marcas pernambucanas de moda autoral, que vão disponibilizar peças para pronta-entrega.
 
A RNMP acontece em duas edições por ano e a do primeiro semestre costuma ter desempenho menor do que a do segundo por razões naturais. "O produto pernambucano é leve e não tem tanta penetração no inverno nos estados do Sudeste, só o jeans que tem, mas a malharia é muito leve", explica Wamberto Barbosa, presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE). Mas as perspectivas para a primeira edição deste ano são melhores na comparação com o evento realizado no primeiro semestre de 2019. "Acreditamos que vamos atingir 10% a mais nesta rodada e esse número é baseado na intenção de compras dos clientes, que declararam que pretendem movimentar R$ 21 milhões. Mas, no final, isso vai depender deles encontrarem os produtos e valores que procuram. Essa variação é de 20%, então por isso temos a garantia desse crescimento de 10% a mais do que 2019", acrescenta.
 
A tecnologia tem atuado em favor do setor têxtil do estado e o levantamento desses dados se torna aliado na hora de realizar uma RNMP mais assertiva na geração de negócios em Pernambuco. É identificado o perfil dos compradores, o que eles estão querendo comprar, qual o interesse histórico, o nível de pagamento e o boleto médio para traçar o perfil da participação. "A cada edição fazemos um ajuste no mix de produtos com foco no que o comprador deseja adquirir", explica Luverson Ferreira, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic).
 
Além disso, a adesão à plataforma de e-commerce, que fará a estreia nesta edição da RNMP vai ajudar para que o mercado de Pernambuco continue gerando negócios ao longo do ano e não apenas durante os três dias da rodada. "Isso coloca os expositores em contato com os compradores depois da rodada, coloca no digital para que eles atendam ao mercado brasileiro todo durante o ano inteiro. Faz com que um pico na produção não dependa da rodada para negociar. E, quem sabe, também sirva para intercionalizar as marcas quando elas estiverem aptas para isso", apontou Luverson Ferreira.
 
As marcas autorais de Pernambuco também ganharão destaque nesta edição, com uma ala com 31 marcas de vestuário, jóias e acessórios, que terão produtos para pronta-entrega ao longo da RNMP. "Essa é uma ação voltada para marcas autorais, elas foram capacitadas para participarem da rodada, de como melhorar a parte de gestão, e produtos e como se posicionar no mercado. Elas agora vão poder testar o que aprenderam e a experiência pode abrir oportunidades para outras feiras. Assim, podemos levar essas marcas pernambucanas para o mercado nacional e internacional", afirma Maíra Fischer, secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

 

 

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