Você está aqui: Página Inicial
Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
 
Últimas Notícias
19/12/2019
Fonte: G1
Empresários são alvos de operação que investiga uso de robôs para fraudar licitações no DF
Polícia cumpriu 27 mandados de busca e apreensão no DF, Goiás e São Paulo. Investigados fornecem alimentação para hospitais públicos, restaurantes comunitários e presídios.
Por Rita Yoshimine, TV Globo
 
Dois grupos empresariais que fornecem alimentação para hospitais públicos, restaurantes comunitários e presídios foram alvos de 27 mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (11). Os investigados são suspeitos de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, falsidade documental e organização criminosa.
 
Os despachos – expedidos pela Justiça do DF – foram cumpridos na capital federal, em Goiás e em São Paulo por agentes da Divisão Especial de Repressão à Corrupção da Polícia Civil e do Ministério Público. O número de presos não havia sido divulgado até a publicação desta reportagem.
 
Segundo o coordenador da operação, o delegado Leonardo de Castro, os suspeitos eram investigados havia oito meses.
 
 
"A investigação começou em 2018, quando foi detectado o uso de um software vulgarmente conhecido como 'robô' em um pregão eletrônico do GDF para tentar impedir lances de outros concorrentes", explicou.
 
O sistema eletrônico usado para fraudar o processo faz lances automáticos "em uma velocidade maior que o ser humano conseguiria", de acordo com Castro. Com isso, impedia que outras empresas emplacassem lances de forma legal.
 
Os grupos empresariais são suspeitos, ainda, de terem cometido outros tipos de fraude a licitações – "especialmente por conluio", segundo o delegado. Ele afirma que as investigações também apontam indícios da participação de servidores do governo no esquema.
 
Decepticons
A operação recebeu o nome de "Decepticons", em referência ao nome usado no filme norte-americano "Transformers" para se referir à facção de robôs alienígenas que deseja dominar o universo.
 

© 2000 - 2020 - Licite Assessoria. - Todos os direitos reservados
Central de Atendimento: (81) 3468.2486 / 3071-1766 - Das 08:00 às 17:00hs (Horário Comercial)